fbpx

Nosso Blog

A importância do luto na nossa vida

O luto é o processo de dor e sofrimento pela perda de alguém, de algo ou por uma transformação muito brusca de vida que te remeta a uma nova realidade com grande desconforto de maneira inesperada e surpreendente. 

O luto não tem prazo de validade / duração definida, ele depende da sua personalidade para ser elaborado, ele precisa de um olhar atencioso da sua parte, para conseguir dimensionar o quanto ele impacta você, a sua rotina, a sua vida em geral e as suas emoções. Não podemos despreza-lo ou ignora-lo, pois, viver o luto é necessário para encerrar ciclos e começar novos, para ter uma sensação de continuidade e realização. 

Digo que o luto é importante como simbologia de renascimento, da arte de viver a dor com o olhar de quem viveu bem a vida com alguém e que agora tem muitas lembranças das quais se orgulhar e para onde se transportar, revisitando memórias afetivas que dão significado à nossa existência.

Neste momento de tantas dores e perdas que a pandemia nos proporciona, viver o luto é muito íntimo, particular e necessário, cada qual ao seu modo, seja chorando, se mudando, viajando, tatuando ou se calando, mas, desde que consciente do que se está fazendo e de quem / o quê você está se despedindo, sabendo que se despedir é necessário para que novas pessoas ou ciclos possam chegar e ocupar o lugar que lhe é devido. 

Gabriela Almeida

Psicóloga e Consultora de RH

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entre em Contato
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram